quinta-feira, 21 de abril de 2011

REUNIÃO DO SINTEAL E ADMINISTRAÇÃO DE ARAPIRACA.

 Sinteal reuni-se nesta quarta, dia 20 de abril, no Centro Administrativo com o executivo de Arapiraca, na ocasião estavam Luciano Barbosa, prefeito; a secretária Valéria e a funcionária da controladoria municipal Sallete representando a administração; já em nome da categoria encontravam-se a menbros da diretoria e da base, o debate se inicia abordando a questão da merenda escolar, onde o pref. Luciano coloca as dificuldades burocráticas de se realizar licitações como exemplo ele cita a dificuldade de  se inclui a agricultura familiar, também que o governo federal coloca recursos da ordem de 30% e o complemento do município de Arapiraca é de 70%, lembra o gestor que diferente dos de outros municípios em Arapiraca não se compra merenda na tomada de preço, que se pode combinar o lance etc., mas sim no pregão eletrônico. Para ele prefeito se houver uma maneira de descentralizar a merenda e o gestor não ser o responsável por possíveis desvios ele descentraliza, para ele a melhor coisa é descentralizar e propõe que seja feito um grupo para descentralizar a merenda no qual tenha representantes do conselho da merenda, secretaria de educação e do sindicato. Sobre as empresas que ganham as licitações e não entregam o produto deve-se haver uma punição, a categoria também concorda com essa punição.
  Luciano coloca as vantagens da eleição indireta para diretores de escola,  há um bom debate, e diz que implantará em escolas de tempo integral e escolas com menos de 200 alunos, como experiência, mas a intenção e ampliar.
   A presidente do Sinteal Juracy Pinheiro pede para amarrar uma data de apresentação do PCC dos servidores, pois o mesmo é o que mais a categoria cobra no momento do Sinteal, o Prefeito Luciano coloca que o PCC da um Horizonte, diz como o bolo será dividido, vai agendar com o técnico Milton Canuto e chamará a categoria para  uma apresentação no mês de maio antes de enviar a câmara.
   Juracy coloca que em assembléia realizada com a categoria se tirou uma propostade 25% para o reajuste da categoria, os companheiros Alexandre e henrique colocam que vários municípios pagam piso melhor que Arapiraca que além do FUNDEB tem arrecadação própria, citam impostos municipais que devem ser destinados a educação. Falando pela controladoria municipal Sallete diz que os recursos próprios de Arapiraca giram e torno dos 10%, o que é pouco para o porte de Arapiraca.
    O professor Oliveira levanta a questão do inchaço da folha salarial, citando a fala do senhor prefeito que diz: -tem colegas nossos que não querem entrar na sala de aula. O sindicalista cita que a relação professor aluno de ser em torno de um para vinte e cinco(1 para 25) dos demais servidores de um para setenta e cinco( 1 para75) e que Arapiraca tem que ajustar essa relação e sugere uma forma da categoria ajudar.
     A presidente do Sinteal pede para que a gestão apresente uma proposta pois a categoria nos aguarda no colégio Hugo Lima, e a espera maior é pela proposta.
    O prefeito lembra que o bolo é do mesmo tamanho, o que pode mudar é a fatia! Que os números apresentados pelos servidores devem ser comparados com os reais, vai contratar o Milton e que o que os números disserem ele repassa.-Eu vou mim basear na ponta do lápis,não estou pensando, estou calculando! -O Máximo que a conta der eu dou!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mascotch: prefeitos não serão indicados por desvio de verba

A Polícia Federal dá continuidade, esta semana, aos depoimentos relativos à operação Mascotch, desencadeada no último dia 30, para desmontar um esquema de desvio de recursos federais destinados a compra de merenda escolar no interior de Alagoas. Na manhã de hoje foram ouvidos, pelo delegado André Santos Costa, os prefeitos de Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira e Craíbas. Eles negaram participação nas fraudes.

Os gestores públicos, apesar de terem tido o pedido de prisão negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, foram convocados para prestar esclarecimentos a respeito do desvio de verba constatado pela PF e pela Controladoria Geral da União. À autoridade policial, Gildo Rodrigues, Siloé Moura e Dinho Leite alegaram desconhecer o esquema.

Amanhã acontecerá o último depoimento. Mas, segundo a Polícia Federal, nenhum dos prefeitos será indiciado.

Outros prefeitos já depuseram na semana passada

Na última quinta-feira (07), os prefeitos James Marlan (PP) e Avânio Feitosa (PP) também prestaram depoimentos. As oitivas foram acompanhadas pelos respectivos advogados. Os dois negaram que suas administrações estivessem envolvidas em quaisquer esquemas de desvios de recursos enviados pelo Ministério da Educação.

Os prefeitos afirmaram não ter assinado bilhetes solicitando uíques 12 anos, caixas de vinho e nem rações para cachorros. Eles também negaram ter fraudado pedidos de merenda escolar e alegaram que desconhecem a emissão de notas fiscais falsas por parte das empresas que forneciam a alimentação para os estudantes.

Acareações

Antes de ouvir os prefeitos pepistas no dia 07, a primeira-dama do município de Lagoa da Canoa foi colocada frente a frente com um dos sócios do supermercado 15 de Novembro, com sede na cidade de Arapiraca. Segundo a Polícia Federal, o empresário já havia sido preso durante a operação Caetés no final do ano passado e, naquela ocasião, confessou que participava do esquema e deu detalhes de como a fraude funcionava.

Um funcionário do 15 de Novembro também participou da acareação. Apesar de ter sido acusada no momento em que estava na frente dele de ter participado do esquema, a esposa do prefeito de Lagoa da Canoa negou envolvimento com a fraude.