quinta-feira, 21 de abril de 2011

REUNIÃO DO SINTEAL E ADMINISTRAÇÃO DE ARAPIRACA.

 Sinteal reuni-se nesta quarta, dia 20 de abril, no Centro Administrativo com o executivo de Arapiraca, na ocasião estavam Luciano Barbosa, prefeito; a secretária Valéria e a funcionária da controladoria municipal Sallete representando a administração; já em nome da categoria encontravam-se a menbros da diretoria e da base, o debate se inicia abordando a questão da merenda escolar, onde o pref. Luciano coloca as dificuldades burocráticas de se realizar licitações como exemplo ele cita a dificuldade de  se inclui a agricultura familiar, também que o governo federal coloca recursos da ordem de 30% e o complemento do município de Arapiraca é de 70%, lembra o gestor que diferente dos de outros municípios em Arapiraca não se compra merenda na tomada de preço, que se pode combinar o lance etc., mas sim no pregão eletrônico. Para ele prefeito se houver uma maneira de descentralizar a merenda e o gestor não ser o responsável por possíveis desvios ele descentraliza, para ele a melhor coisa é descentralizar e propõe que seja feito um grupo para descentralizar a merenda no qual tenha representantes do conselho da merenda, secretaria de educação e do sindicato. Sobre as empresas que ganham as licitações e não entregam o produto deve-se haver uma punição, a categoria também concorda com essa punição.
  Luciano coloca as vantagens da eleição indireta para diretores de escola,  há um bom debate, e diz que implantará em escolas de tempo integral e escolas com menos de 200 alunos, como experiência, mas a intenção e ampliar.
   A presidente do Sinteal Juracy Pinheiro pede para amarrar uma data de apresentação do PCC dos servidores, pois o mesmo é o que mais a categoria cobra no momento do Sinteal, o Prefeito Luciano coloca que o PCC da um Horizonte, diz como o bolo será dividido, vai agendar com o técnico Milton Canuto e chamará a categoria para  uma apresentação no mês de maio antes de enviar a câmara.
   Juracy coloca que em assembléia realizada com a categoria se tirou uma propostade 25% para o reajuste da categoria, os companheiros Alexandre e henrique colocam que vários municípios pagam piso melhor que Arapiraca que além do FUNDEB tem arrecadação própria, citam impostos municipais que devem ser destinados a educação. Falando pela controladoria municipal Sallete diz que os recursos próprios de Arapiraca giram e torno dos 10%, o que é pouco para o porte de Arapiraca.
    O professor Oliveira levanta a questão do inchaço da folha salarial, citando a fala do senhor prefeito que diz: -tem colegas nossos que não querem entrar na sala de aula. O sindicalista cita que a relação professor aluno de ser em torno de um para vinte e cinco(1 para 25) dos demais servidores de um para setenta e cinco( 1 para75) e que Arapiraca tem que ajustar essa relação e sugere uma forma da categoria ajudar.
     A presidente do Sinteal pede para que a gestão apresente uma proposta pois a categoria nos aguarda no colégio Hugo Lima, e a espera maior é pela proposta.
    O prefeito lembra que o bolo é do mesmo tamanho, o que pode mudar é a fatia! Que os números apresentados pelos servidores devem ser comparados com os reais, vai contratar o Milton e que o que os números disserem ele repassa.-Eu vou mim basear na ponta do lápis,não estou pensando, estou calculando! -O Máximo que a conta der eu dou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário