quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mascotch: prefeitos não serão indicados por desvio de verba

A Polícia Federal dá continuidade, esta semana, aos depoimentos relativos à operação Mascotch, desencadeada no último dia 30, para desmontar um esquema de desvio de recursos federais destinados a compra de merenda escolar no interior de Alagoas. Na manhã de hoje foram ouvidos, pelo delegado André Santos Costa, os prefeitos de Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira e Craíbas. Eles negaram participação nas fraudes.

Os gestores públicos, apesar de terem tido o pedido de prisão negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, foram convocados para prestar esclarecimentos a respeito do desvio de verba constatado pela PF e pela Controladoria Geral da União. À autoridade policial, Gildo Rodrigues, Siloé Moura e Dinho Leite alegaram desconhecer o esquema.

Amanhã acontecerá o último depoimento. Mas, segundo a Polícia Federal, nenhum dos prefeitos será indiciado.

Outros prefeitos já depuseram na semana passada

Na última quinta-feira (07), os prefeitos James Marlan (PP) e Avânio Feitosa (PP) também prestaram depoimentos. As oitivas foram acompanhadas pelos respectivos advogados. Os dois negaram que suas administrações estivessem envolvidas em quaisquer esquemas de desvios de recursos enviados pelo Ministério da Educação.

Os prefeitos afirmaram não ter assinado bilhetes solicitando uíques 12 anos, caixas de vinho e nem rações para cachorros. Eles também negaram ter fraudado pedidos de merenda escolar e alegaram que desconhecem a emissão de notas fiscais falsas por parte das empresas que forneciam a alimentação para os estudantes.

Acareações

Antes de ouvir os prefeitos pepistas no dia 07, a primeira-dama do município de Lagoa da Canoa foi colocada frente a frente com um dos sócios do supermercado 15 de Novembro, com sede na cidade de Arapiraca. Segundo a Polícia Federal, o empresário já havia sido preso durante a operação Caetés no final do ano passado e, naquela ocasião, confessou que participava do esquema e deu detalhes de como a fraude funcionava.

Um funcionário do 15 de Novembro também participou da acareação. Apesar de ter sido acusada no momento em que estava na frente dele de ter participado do esquema, a esposa do prefeito de Lagoa da Canoa negou envolvimento com a fraude.

Um comentário:

  1. Holà a todos i a todas gentens alagoanos eu sou de arapiraca a lagoas tenho meu orgulho pôr sè de um estado guerreiro de um povu produtô q fas u estado cressèr mas para isto presizasi de um gorvernadô com pentente parà q u estado dezèm vouva mas hoje vivo em mato grosso du sul um estado rico adiministrativo i de um governo compentente mas tenho orgulho da minha çidade natal beijos para tida minha familhia alagoana q tenho muita saudades de meus amigos de escola meus professores em fim tbm a çidade de lagoa da canoa alagoas marçau otimo professô atodos um grande beijos?

    ResponderExcluir